O influenciador e comunicador de direita André Nogueira protocolou nesta semana uma denúncia formal no Ministério Público Federal (MPF) cont...
O influenciador e comunicador de direita André Nogueira protocolou nesta semana uma denúncia formal no Ministério Público Federal (MPF) contra o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), após a divulgação de um vídeo em que o chefe do Executivo estadual afirma que, se dependesse dele, “colocaria todos os bolsonaristas em uma vala”.
A fala, considerada por muitos como uma incitação à violência e ao ódio político, gerou forte repercussão nas redes sociais e já motivou outras manifestações de repúdio. Na denúncia, André Nogueira acusa o governador de incitação à violência, ameaça contra grupos políticos, abuso de autoridade e discurso de ódio com potencial de atentar contra o regime democrático.
“Não se trata apenas de divergência política. Quando uma autoridade pública sugere eliminar um grupo inteiro de pessoas por sua orientação política, isso ultrapassa todos os limites aceitáveis num Estado democrático de direito”, afirmou o influenciador.
Cidadãos também podem denunciar
André reforça que qualquer cidadão que se sentir atingido, ameaçado ou com medo por esse tipo de discurso pode – e deve – fazer uma denúncia oficial. A Constituição garante esse direito a todos os brasileiros.
As denúncias podem ser feitas de forma identificada ou anônima, e os órgãos responsáveis têm o dever de apurar o caso. Veja abaixo onde e como denunciar:
Como denunciar:
• Ministério Público Federal (MPF):
Site: www.mpf.mp.br
Acesse a seção Serviços > Fale com o MPF ou Denúncias
• Ministério Público da Bahia (MP-BA):
Site: www.mpba.mp.br
Clique em Ouvidoria > Fazer denúncia
A iniciativa de André Nogueira abre um precedente para que outros cidadãos também exerçam seu papel ativo na proteção da democracia e dos direitos civis, independentemente de suas posições políticas.