Comments

HIDE

Últimas notícias

latest

PET

Publicidade

Veja o que abre e o que fecha até domingo

  Foto: Francisco Gelielçon / Arquivo: Estrutural On-line Com a chegada do feriado do Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira (1º),...

 

Foto: Francisco Gelielçon / Arquivo: Estrutural On-line

Com a chegada do feriado do Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira (1º), o Distrito Federal terá mudanças no funcionamento de diversos serviços públicos e espaços de lazer. Para os servidores do GDF, a sexta-feira (2) será ponto facultativo, o que estende o período de folga até o domingo (4).

Confira abaixo como ficam os principais serviços durante o feriadão:

Transporte

Na quinta (1º), o metrô funcionará em horário reduzido, das 7h às 19h. A operação volta ao normal na sexta (5h30 às 23h30), mantendo os mesmos horários no sábado. No domingo, o funcionamento volta a ser das 7h às 19h. A tarifa será gratuita apenas no feriado e no domingo.

Os ônibus circularão com horários de feriado nesta quinta. Na sexta, voltam a operar como em dias úteis, com ajustes em algumas linhas. No fim de semana, seguem a programação normal.

Lazer

Quem busca opções de lazer poderá visitar o Zoológico de Brasília e o Jardim Botânico, ambos abertos das 8h30 às 17h e das 9h às 17h, respectivamente. A entrada será gratuita no feriado e no domingo.

O Mirante da Torre de TV funcionará todos os dias, das 9h às 18h45, com acesso livre. O Planetário de Brasília também estará aberto, com sessões às 11h, 14h30, 16h, 17h e 18h. Já a Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, estará fechada no feriado, reabrindo na sexta.

Os parques ecológicos vinculados ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) terão funcionamento regular, com horários específicos por unidade.

Alguns espaços culturais, como a Biblioteca Nacional e o Espaço Oscar Niemeyer, permanecerão fechados até domingo. Já o Cine Brasília exibirá uma mostra especial em homenagem ao Dia do Trabalhador. O Espaço Renato Russo só abrirá no sábado.

Saúde

As emergências hospitalares, UPAs, o Samu (192), a Casa de Parto e alguns CAPS continuarão operando 24 horas. UBSs, CEOs e ambulatórios não abrirão no feriado, mas retomam as atividades na sexta. Os serviços odontológicos de urgência funcionarão em regime especial.

A vacinação será suspensa apenas no feriado de 1º de maio.

Assistência Social

Restaurantes comunitários seguirão abertos durante o feriado, exceto algumas unidades específicas, como as de Ceilândia, Estrutural e Sol Nascente, que só funcionarão no sábado. Unidades em manutenção, como as de Santa Maria, Paranoá e Samambaia, permanecem fechadas.

Serviços como a Central de Vagas, UPS 24h, Casa da Mulher Brasileira e Casa Abrigo continuarão ativos. CRAS, CREAS e CECON estarão fechados.

Justiça e cidadania

A Secretaria de Justiça do DF estará fechada até segunda-feira (5). Demandas urgentes poderão ser encaminhadas aos plantões telefônicos de órgãos como o Cisdeca, o Centro 18 de Maio e o Núcleo Direito Delas.

Procon-DF e postos do Na Hora também só voltam a funcionar na segunda. As Agências do Trabalhador não terão expediente nos dias 1º e 2 de maio.

Educação e esportes

As instituições de ensino da rede pública, incluindo creches, estarão fechadas até domingo. A sexta-feira (2) será considerada ponto facultativo ou dia letivo a ser reposto, conforme a decisão de cada unidade escolar.

Os Centros Olímpicos e Paralímpicos estarão fechados durante os quatro dias.

Da redação Estrutural On-line