Comments

HIDE

Últimas notícias

latest

PET

Publicidade

Cinema Voador aterrissa em três regiões do Distrito Federal com exibições gratuitas

Cinema Voador aterrissa em três regiões do Distrito Federal com exibições gratuitas Moradores de Arapoanga, Planaltina e Estrutural vão pode...


Cinema Voador aterrissa em três regiões do Distrito Federal com exibições gratuitas
Moradores de Arapoanga, Planaltina e Estrutural vão poder conferir produções cinematográficas clássicas; evento promove a inclusão
A um mês da 58ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o projeto Cinema Voador já sobrevoa o Distrito Federal com aterrissagens programadas para este mês em Arapoanga, nesta quarta-feira (13); em Planaltina, no dia 15; e na Estrutural, nos dias 21 e 22. Em arquibancadas ao ar livre, as sessões gratuitas de cinema vão exibir desde clássicos do audiovisual a produções cinematográficas brasileiras raras. Este ano também tem novidade para as crianças: uma mostra infantil, com direito a animações, para comemorar mais de oito décadas da produção Fantasia, de Walt Disney.

Os filmes selecionados para o Cinema Voador enaltecem a diversidade e apresentam a riqueza do audiovisual brasileiro. Segundo o idealizador do projeto, José Damata, são títulos que não ocupam espaço no circuito comercial e, por isso, ganham público com o projeto. "Selecionamos filmes que são verdadeiros tesouros do cinema nacional, com diretores fundamentais como Joaquim Pedro de Andrade, Rosemberg Cariry e Paulo Thiago. Nosso papel é levar obras de qualidade para as periferias, criando novos públicos e despertando o encanto pelo cinema”, explica.Filmes selecionados para o Cinema Voador enaltecem a diversidade e apresentam a riqueza do audiovisual brasileiro | Fotos: Divulgação

As exibições começaram na terça-feira (12), no Vale Do Amanhecer, em Planaltina, onde a população conferiu as obras A fera do mar, Corisco e Dadá, A vida é um sopro e Paisagem natural. Na sexta-feira (15), a programação retorna à cidade, na Praça da Igrejinha. Em Arapoanga, a exibição será na Praça dos Esportes. Na Estrutural, as duas sessões serão na Praça da Administração, também às 18h.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, levar o projeto a diferentes lugares do Distrito Federal é uma oportunidade de promover a cultura do pertencimento e aproximar as comunidades da política cultural. “O Festival de Brasília é patrimônio da nossa cultura e, com o Cinema Voador; reafirmamos que ele pertence a todo o povo do Distrito Federal. Levar sessões gratuitas para Planaltina e para a Estrutural é mais do que descentralizar a programação, é garantir que a política cultural chegue a todas as regiões, fortalecendo nossa identidade e valorizando o audiovisual brasileiro”, destaca.

Trajetória

De norte a sul do país, o idealizador Damata leva não só os filmes às periferias do Brasil, mas também sensibilização e reflexão. Além disso, o evento, que existe desde 1994, promove a inclusão para as comunidades, com espaços pensados na mobilidade e acessibilidade, com recursos que proporcionam diversão para todos. “As pessoas se reúnem curiosas, ansiosas para descobrir o que vamos exibir naquela noite. É mágico ver como o cinema pode unir comunidades e emocionar plateias inteiras”, avalia o secretário.Evento, que existe desde 1994, promove a inclusão para as comunidades

Na última década, o Cinema Voador participou de três edições do Festival de Cinema de Brasília (2014, 2017 e 2018). Em maio e junho de 2024, o cinema itinerante aterrissou nas cidades de Ceilândia e Taguatinga.

Festival

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro chega à 58ª edição e comemora 60 anos. Considerado o palco mais tradicional do cinema nacional, o festival é promovido pelo Instituto Alvorada e pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

O evento ocorre entre 12 e 20 de setembro, no Cine Brasília, com o filme O agente secreto, de Kleber Mendonça Filho, na abertura oficial. Outra novidade para esta edição é o júri internacional, formado em parceria com a Fipresci (Fédération Internationale de la Presse Cinématographique), que completa 100 anos em 2025. Serão críticos de três países na avaliação da Mostra Caleidoscópio.

As inscrições para submissão de filmes e obras ao festival já foram encerradas e, em breve, após o processo de curadoria, será divulgada a seleção oficial de curtas e longa-metragens nacionais para o evento. Acompanhe tudo no site oficial.

Confira a programação do Cinema Voador.

Arapoanga
Quarta-feira (13)
18h - Fantasia/Couro de gato/O calango/Corisco e Dadá
Local: Praça dos Esportes

Planaltina
Sexta-feira (15)
18h - Fantasia 2ª parte/Sagarana o duelo
Local: Praça da Igrejinha

Estrutural
Dia 21
18h - A fera do mar/Corisco e Dadá
Local: Praça da Administração

Dia 22
18h - Fantasia/Curtametragem Brasília, contradições de uma cidade nova/Sagarana o duelo
Local: Praça da Administração.

Por  Nathália Borgo, da Agência Brasília | Edição: Fernando Jordão