Comments

HIDE

Últimas notícias

latest

PET

Publicidade

Conselho de Defesa Social do Governo de Minas discute combate ao crime organizado

Conselho de Defesa Social do Governo de Minas discute combate ao crime organizado Medida é uma das diretrizes do conselho, reativado neste a...

Conselho de Defesa Social do Governo de Minas discute combate ao crime organizado
Medida é uma das diretrizes do conselho, reativado neste ano; integrantes foram divididos em seis grupos de trabalho
Tiago Ciccarini / Sejusp


O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, nesta terça-feira (15/7), de uma reunião com os seis grupos de trabalho do Conselho de Defesa Social, retomado pelo Governo de Minas após dez anos, para discutir ações práticas para evitar a atuação do crime organizado em todo o estado.

Os integrantes foram divididos nas seguintes áreas temáticas: Crimes Financeiros Virtuais, Tráfico de Drogas, Ouro, Combustíveis, Tabaco e Bebidas. Os três últimos são focados em coibir o contrabando e a venda de produtos falsificados.

A reunião, presidida pelo vice-governador, também teve a participação de representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de integrantes de outras pastas ligadas a cada um dos temas.

O vice-governador explicou a proposta de atuação dos grupos de trabalho dentro do contexto da reativação do conselho, exatamente para cuidar da segurança pública. "Criamos, a partir de hoje, seis grupos de trabalho envolvendo todas as nossas polícias, de maneira que a gente possa combater cada uma das grandes fontes de receita do crime organizado em Minas Gerais", explicou.

"Nós vamos agir nas seis frentes para garantir o desfinanciamento do crime organizado em todo o estado. Esse é o tópico central de todas essas discussões, tirar o dinheiro que alimenta a atuação do crime organizado para que esses criminosos não tenham interesse em atuar em Minas Gerais", assinalou Mateus Simões.

Desde outubro de 2024, o Serviço de Inteligência de Minas Gerais identificou mais de 600 integrantes de facções criminosas que estavam foragidos, com ordens de prisão em aberto.

Segurança pública

O Conselho de Defesa Social foi reativado pelo Governo de Minas em 2025, com duas metas de atuação: combate ao crime organizado e à violência em eventos esportivos. O órgão já determinou um protocolo para melhorar a segurança nos estádios de futebol de Minas Gerais.

Ao longo dos encontros, o objetivo do conselho será acompanhar ainda mais de perto os números e indicadores da segurança pública, além de direcionar medidas estratégicas para repressão à criminalidade.

A partir de 2019, houve aumento de 60% nos investimentos do Governo de Minas para a área de segurança. Um incremento que permitiu ao estado chegar ao posto de vice-líder no ranking dos com maior sensação de segurança do Brasil em 2023, com 87% da população afirmando estar segura na região onde mora.



Crédito Agência Minas Gerais